Começou uns dias antes do aniversário. Uma dorzinha discreta no lado esquerdo das costas. Ainda discretamente ela foi crescendo até culminar em gritos de dor. Era uma pedra nos rins que horas mais tarde sairia de forma bruta, arranhando tudo que estava em seu caminho.
A paz decorrente foi muito breve para ser celebrada. Poucos dias mais tarde o corpo foi brindado com enjoos, dores de cabeça e outros sintomas que não convém mencionar.
Ela, o companheiro e os filhos caíram enfermos com uma virose severa que assolava grande parte da população da cidade e faixa etária que pertenciam. Vai passar, concluiu o médico cuidadosamente distante.
Foram dias de cólicas e outras queixas, de mesmo doente cuidar de todos os outros, pois corpo de mãe não tira folga. E os afazeres se empilhando no mesmo ritmo acelerado que o cesto de roupas sujas se enchia.
Lembrou daquela frase, da qual não recordava o autor; “ser adulto é um dia acordar cansado e continuar se sentindo assim pelo resto da vida”.
Riu pela primeira vez em dias e sentiu uma ponta de esperança e alívio ao perceber que pelo menos os músculos que permitiam esse gesto não foram afetados por nenhuma das enfermidades que a acometeram.
.Dicas da semana
Sobre livros e leituras
- Terminei de ler “Degenerado“, o novo livro da argentina radicada na França Ariana Harwicz, conhecida por “Morra, Amor“. Você pode ler a resenha abaixo
-Estou lendo “Escute as Feras”, da francesa Nastassja Martin, e já adianto que recomendo demais essa leitura. Que livro!
Mais sobre o mundo literário…
- Más mães e Jane Austen
- Escritores falando sobre seu amor pela jardinagem
- Mapeando seus livros
- Cinco livros sobre arte e maternidade
- James Baldwin como influencer
Para assistir
- Um filme que reconstitui os últimos dias de vida do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, estrelado por Willem Dafoe, e pode ser visto online e gratuitamente no Sesc.Digital
- Eu amo os filmes da produtora A24, responsável por “Lady Bird” e “Midsommar”, entre outros. Uma da primeiras obras deles que assisti foi “Obvious Child“, que no Brasil foi traduzido como “Entre Risos e Lágrimas“, algo que irei ignorar enquanto viver. O filme lembra muito “Girls“, tanto pelos diálogos como pelo fato de grande parte do elenco ter também participado da série (Disponível apenas em Torrent)
Para ouvir
- A música surpresa dessa semana tem uma vibe demais de boa
- Em 2009 eu tomei um pé na bunda que me fazia chorar em momentos aleatórios e ouvir muito o álbum “Loki“, onde Arnaldo Baptista se pergunta se a dor irá transformá-lo em bolor. Esses dias o Spotify me lembrou dessa obra magnifica que recebeu muito menos reconhecimento do que merecia. And just like that … ela voltou para o repeat aqui em casa.
Outras Dicas
- Um teste que dura dois minutos e te diz se você está próximo de um burn out
… no fundo a gente sempre — ou quase sempre — sabe o que tá nos fazendo muito mal, e chega uma hora em que a gente finalmente consegue enxergar que tá na merda SIM. Dá pra perceber.
Jana Rosa, influencer em seu ótimo texto “O que acontece depois de ficar dois anos sem beber?”
.Então vamos aos links
- O discreto protagonismo de Dona Ivone Lara na saúde mental brasileira
- A morte das trends
- Já podemos aceitar os pelos faciais femininos?
- As mulheres que largaram a depilação em 2020
- Meu corpo, minhas regras?
-Irmãs contam como foi crescer com Basquiat
- 8 jeitos que as Redes Sociais distorcem a realidade
-Afrofuturismo e protagonismo negro
-”O Holocausto teve início com a morte do meu tio avô”
Vermelho e verde.
Essas palavras não dizem nada para você, mas para mim existe muita coisa nessas duas cores, parece haver um anseio por aquilo que contêm, e acredito que esse é um dos motivos que me levaram a ser escritor, porque conheço muito bem esse anseio e compreendo que é uma coisa importante, mas não sei expressá-lo e portanto não sei o que é. Eu tentei, mas capitulei. A capitulação foram os livros que publiquei. Um dia você pode lê-los, e assim talvez você entenda o que eu quero dizer
Karl Ove Knausgard, em “Outono“, livro que acaba de ser lançado no Brasil
.Tesourinho
Canal de notícia troca transmissão preto e branco por colorida ao vivo pela primeira vez
Babies eat books. But they spit out wads of them that can be taped back together; and they are only babies for a couple of years, while writers live for decades
Ursula K. Le Guin, escritora de Ficção Científica
.Apoie meu trabalho
Essa newsletter é gratuita e deve continuar assim. Mas ela acontece graças a ajuda de alguns assinantes - muito obrigada, vocês sabem quem são. Caso você também queria fazer uma contribuição mensal pelo meu trabalho - e ter a chance de concorrer a um livro por mês -, dê o upgrade de sua assinatura neste link. Se quiser me pagar um café, esse é o link da minha conta no Ko fi e o meu pix é: sarahguiger@gmail.com. Desde já eu agradeço
"ser adulto é um dia acordar cansado e continuar se sentindo assim pelo resto da vida” - É ISSO!
também fiquei doente na semana do meu aniversário, nesse mesmo mês de maio. não sei o que aconteceu mas foi uma prova de paciência.